O Divã amigo de cada

Toda mulher merece um divã amigo para expressar suas emoções, frustações e decepções, e esse divã pode ser num analista ou num buteco com as amigas. Divas no Divã conta histórias de mulheres guerreiras que estão sempre disposta a superar seus fantasmas e correr em busca da sua felicidade, e essa felicidade só é encontrada quando descobrimos que o outro não é o autor deste sentimento e sim nós mesmas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INTENSIDADE


Qual a diferença entre sentimento e emoção?
Há princípio fica muito difícil responder essa pergunta, pois temos a falsa ideia que uma está ligada intrinsecamente na outra, mas na verdade existe um abismo enorme entre as duas.
Emoção é o estado excitatório de todo o corpo, estado de ‘furor’ psíquico e corporal. Envolve comportamento, fala e estado físico alterado. A emoção é estado emocional passageiro. Como se tivesse uma ‘função’, ser intensa, satisfazer, dar vazão e passar, já o sentimento é estado afetivo brando, de experiência mais complexa e com elementos mais intelectuais.
Para entende melhor fiz uma seqüência de emoções que demonstram com clareza a principal diferença entres sentimento e emoção. (PAIXÃO-EXCITAÇÃO- DESEJO-PRAZER-ORGASMO - ÁPICE).
Foi preciso sair do ponto de partida que é a PAIXÃO para o ponto de chegada que é o ÁPICE, para entender que a principal diferença entre ambos é justamente a INTENSIDADE que existem entre si. A paixão é um sentimento que precisa de emoção para ser vivido, caso contrário transforma-se num sentimento inóspito e apático.
Quando Osho diz: “Opte pelo que faz seu coração vibrar, apesar de todas as conseqüências”, ele está subentendendo que toda emoção para ser vivida é preciso ter intensidade, pois a intensidade é o coração das emoções. Tudo que é feito com emoção se torna prazeroso e satisfatório, pois a sensação do furor, de inquietude e excitação causadas pela emoção é o que faz um relacionamento ser bom e duradouro, e isso só são possíveis quando existe a INTENSAIDADE.
Sendo assim, sem intensidade todos os sentimento e emoções se perdem no contexto mágico e sublime da sua essência, é imprescindível ressignificar os sentimentos dando intensidade neles, conhecendo assim a importância de se emocionar.

3 comentários:

  1. Eureka! Então é a triangulação da vida: emoção, intensidade e sentimento. Pode até ser que a gente saiba imaginar essas diferenças, mas nem sempre sabemos explicar.Assim você me orgulha!!!!
    Adorei, band
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. rrsrsrsrs o que seria de mim sem vc...Obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  3. Intesidade palavra forte que nos leva além do imaginário. Onde para encontrá-la é preciso todo um processo de busca, passando por vários sentimentos e seguindo seus desejos mais profundos.

    ResponderExcluir