O Divã amigo de cada

Toda mulher merece um divã amigo para expressar suas emoções, frustações e decepções, e esse divã pode ser num analista ou num buteco com as amigas. Divas no Divã conta histórias de mulheres guerreiras que estão sempre disposta a superar seus fantasmas e correr em busca da sua felicidade, e essa felicidade só é encontrada quando descobrimos que o outro não é o autor deste sentimento e sim nós mesmas.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

E de quem é a culpa?


A todo o momento estamos nos culpando e cobrando pela perfeição na vida pessoal e profissional, queremos sempre ser o melhor em tudo, e quando não conseguimos manter uma vida nos padrões impostos pela lei do perfeccionismo, temos a sensação de fracasso e impotência. E dessa decepção nasce um sentimento profundo: A culpa.
Este sentimento que nos atormenta, cria falsas expectativas, fazendo-nos acreditar que “existe um corpo prefeito, que dinheiro trás felicidade e que existe a famosa família da propaganda de margarina”, corremos atrás dessas ilusões e acabamos nos punindo quando não alcançamos esses ideais estereotipados”.  Desse acúmulo de pressão e culpas, ocorre à chamada Síndrome de Burnout, uma doença causada pelo excesso de responsabilidade, esgotamento intelectual e físico, as pessoas chegam aos consultórios médicos sufocados de tanta cobrança e metas impossíveis, pois o mundo exige super-humano.
São varias as culpas que nos atormenta, mas aqui vão as cinco principais culpas globais:

A CULPA DO CORPO PERFEITO: Queremos o corpo perfeito, ma não temos tempo nem disposição para praticar uma atividade física, e não sabemos nos alimentar direito sem abrir mão das guloseimas:
SUGESTÃO: Buscar atividade física que proporcione prazer; diminuir as gorduras e o açúcar, e introduzir frutas e verduras no cardápio;

A CULPA DA PATERNIDADE: Queremos tempo para os filhos sem abrir mão das jornadas duplas de trabalho.
SUGESTÃO: Escolher um momento do dia para estar com as crianças sem sacrificar as horas de descanso.

A CULPA DO TRABALHO: Queremos estabilidade financeira, promoções, mas não nos empenhamos em correr em buscas de dias melhores.
SUGESTÃO: Procurar trabalhar por prazer e no que realmente gosta.

A CULPA PELA FALTA DE DINHEIRO: Queremos dinheiro suficiente, mas não sabemos controlar os gastos comprando sempre mais do que deveria.
SUGESTÃO: Limitar o cartão de crédito e ou sair com a quantia exata do dinheiro.

A CULPA DO SOCIAL: Queremos nos envolver nas causas sociais, mas não temos tempo nem dinheiro para isso.
SUGESTÃO: Comece ajudando a pessoa que está ao seu redor, o seu bairro, sua comunidade.

Toda essa culpa estabelecida pela sociedade e por você mesma faz com que a saúde mental fique debilitada. O melhor que se tem a fazer é estabelecer metas que realmente é importante, um objetivo em que você possa se envolver com dedicação e prazer; procurar atender uma coisa de cada vez, pois se faz tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo bem feito e conseqüentemente vai se sentir culpado por isso.
Procure algo que preencha o seu ego, e coloque intensidade, tudo que e feito com amor e prazer se torna bem feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário